

É a destruição acelerada das duas principais substâncias que dão volume à pele, o colágeno e o ácido hialurônico, que aumenta os efeitos do passar dos anos na face. O processo de envelhecimento traz mudanças na estrutura facial que resultam, por exemplo, em perda de volume acentuado na região malar, que compreende as maçãs do rosto e, também, o aprofundamento de vincos e acúmulo de gordura em áreas indesejadas na face.
O envelhecimento facial é um processo amplo e apresenta múltiplos sinais, como o aparecimento de rugas dinâmicas e estáticas, formadas pela ação dos músculos faciais. Prevenir é sempre a primeira ação, mas os efeitos do tempo não há como barrar por completo. Algumas partes do rosto precisam de mais atenção:
- Região malar (maçãs do rosto): a queda natural de gordura e a perda de massa óssea a partir dos 40 anos, combinadas com a queda na produção de colágeno, faz com que as maçãs do rosto percam o volume e caiam, o que impacta no aumento da profundidade do sulco nasogeniano, que vai das laterais do nariz aos cantos da boca, com consequente perda do contorno facial.
- Contorno facial: a queda da pele e acúmulo de gordura da região da borda da mandíbula provoca uma alteração do formato do rosto, fazendo com que a definição do contorno inferior da face se perca, o que traz um aspecto pesado e envelhecido ao rosto.
De acordo com o cirurgião plástico Dr. Alberto Benedik, o envelhecimento facial é percebido por meio de um conjunto de modificações na pele, na gordura e nos ossos. “Os bons resultados no rejuvenescimento são alcançados quando as modificações são corretamente identificadas e tratadas e não adianta conhecer uma ou outra técnica, o médico tem que saber analisar a estética facial globalmente”, completa o especialista.
Abaixo, explicações sobre alguns tipos de tratamentos:
Lipoaspiração da face
Remove áreas de excesso de gordura da face e do pescoço e é um dos procedimentos faciais mais utilizados. Consiste na remoção de tecido adiposo indesejado com um dispositivo de cânula e vácuo para melhorar a forma facial e a linha da mandíbula. O procedimento leva poucos minutos e tem bons resultados em pacientes com excesso de gordura ao longo do contorno facial e do pescoço e que ainda possuem boa elasticidade da pele.
Retirada do acúmulo de gordura no submento, popularmente conhecido como papada
Para este procedimento, pode ser usada tanto a lipoaspiração tradicional quanto a lipoaspiração a laser. Estas são boas opções, desde que não haja flacidez de pele importante. Quando há muita flacidez, a melhor opção é a associação da lipo com a cirurgia de remoção de pele que pode ser feita com cicatrizes escondidas nas linhas naturais da face.
Preenchimento na maçã do rosto
Procedimento que busca melhorar a definição da maxila, com a reposição da volumetria. O efeito buscado é o Lifting. Ainda pode ser associado o tratamento na linha da mandíbula, o que proporciona a melhora da flacidez do tecido. Os preenchedores devem ser massageados e moldados na região, e, com o tempo, ocorre estímulo à produção de colágeno, que estará sendo formado pelo organismo do paciente. É realizada uma revisão após alguns dias para a reavaliação do procedimento. Não são realizados cortes ou pontos.
Sobre o Dr. Alberto Benedik
Formado pela Universidade de Brasília, especializou-se em Cirurgia Geral e depois em Cirurgia Plástica. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica (SBCP). Atualmente, atua como médico no Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital das Forças Armadas (HFA) e na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) em Brasília. Também é responsável técnico e cirurgião plástico da Clínica INTI – Lago Sul Brasília. Atua como cirurgião orientador de cirurgiões plásticos em formação no Hospital das Forças Armadas e no Centro de Estudos do Hospital Daher.