

Tempo de leitura: 3min20s
Muitas mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama têm dúvidas sobre quanto tempo dura a reconstrução mamária. Primeiramente, é preciso entender que a reconstrução é um processo, depende de variáveis como a saúde da paciente após a mastectomia e o tipo de cirurgia realizado para a retirada do tumor. Mas, em média, dura entre um ano e um ano e meio e, na maioria dos casos, pode ser iniciada logo após a mastectomia.⠀
Tipos de mastectomia
As mastectomias são classificadas de acordo com a quantidade de tecido mamário retirado e a forma como são realizadas. O que, por sua vez, depende do tipo, extensão e estágio do câncer.
Quadrantectomia
É a retirada de uma parte da mama, contanto que seja possível fazer isso com uma boa margem de segurança. Também é chamada de mastectomia parcial ou, muito comumente, segmentectomia.
Mastectomia total
Quando o tamanho ou posição do tumor não são favoráveis, torna-se mais seguro indicar a retirada total da glândula mamária. Em algumas mastectomias totais ainda é possível preservar a pele da mama, a aréola e o mamilo.
Mastectomia preventiva
Algumas mulheres possuem risco muito elevado para o câncer de mama e, por isso, escolhem retirar as glândulas mamárias antes de desenvolver a doença. A mastectomia preventiva geralmente é bilateral, pois as duas mamas têm a mesma chance de desenvolver a doença. Mas permite preservar tecidos, aréola e mamilo.
Tipos de reconstrução
Assim como o tipo de mastectomia depende de variáveis relacionadas à doença, o tempo para a reconstrução vai depender da quantidade de cirurgias que precisarão ser realizadas para finalizá-la. A reconstrução de mama pode ser realizada no mesmo momento da mastectomia, a chamada reconstrução imediata ou, ainda, ser realizada posteriormente – a reconstrução tardia.
O Dr. Alberto Benedik utiliza diversas técnicas de reconstrução mamária, como implantes mamários, expansores mamários, tecidos das costas ou do abdome. Cada caso precisa ser avaliado individualmente e adequadamente discutido com o cirurgião plástico.
A saúde da paciente
A reconstrução de mama imediata é oncologicamente segura e tem sido indicada com maior frequência, desde que exista estudo histológico adequado. Além do óbvio benefício psicológico, a preservação da imagem corporal é sem dúvida uma forte razão para que seja estimulada. Na prática, as reconstruções, quando realizadas por equipe treinada, não acrescentam risco adicional às mastectomias.
A recuperação
O tempo de recuperação varia de acordo com a técnica de reconstrução e pode ser diferente para cada paciente. Geralmente, demora de 6 a 8 semanas para que a mulher possa voltar a suas atividades normais. Este também é o tempo para que a maior parte do inchaço desapareça.