A mama feminina está associada a beleza, sexualidade e feminilidade e além de seu papel fisiológico, é possuidora de grande caráter emocional. A necessidade de retirada das mamas para o tratamento de doenças pode influenciar a vida social e profissional da mulher, diminuindo a auto-estima. A reconstrução da mama deve ser pensada desde o início do tratamento do câncer.
Os avanços no tratamento do câncer de mama, com o diagnóstico precoce e melhores técnicas cirúrgicas possibilitam cada vez mais sucesso no tratamento dessa doença.
Nas cirurgias de reconstrução mamária, a equipe de Cirurgia Plástica atua em conjunto com outras especialidades (mastologia, cirurgia oncológica, oncologia, fisioterapia, psicologia e outras) com o objetivo de associar todo o conhecimento estético e reparador ao tratamento do câncer. O tratamento multidisciplinar é essencial para obtenção do melhor resultado, tanto oncológico como estético.
Diversos aspectos devem ser discutidos antes das cirurgias, desde os locais de incisão até as questões funcionais relacionadas a cada tipo de reconstrução. Assim como nas cirurgias estéticas, utilizamos os conhecimentos plásticos e técnicas atuais objetivando proporcionar resultados belos e harmoniosos.